terça-feira, 9 de agosto de 2011

Projeto ''Uma careta para as drogas""

A professora de História Sirlei Maragno desenvolveu com seus alunos do 9º ano o projeto sobre drogas.Confira abaixo:









Sabendo que o ser humano é incluído na sociedade através do conhecimento e da aprendizagem, e que a "escola" é participante neste processo, a criança passa grande parte de sua vida na escola e nela faz uma série de tarefas as quais são as de executar o pensamento dos alunos, despertando e desenvolvendo a curiosidade e criatividade.Cabe à família e à escola, criarem oportunidades para que a criança possa exercer o pensamento, tornando-se assim, cidadão livre com capacidade de reflexão, de discernimento, atuante no mundo, explorando-o, transformando-o e vivendo dignamente como ser humano que é.

Refletindo sobre esses aspectos, observa-se que num país onde o número de analfabetos ainda é relevante, é preciso desenvolver propostas pedagógicas que estimulem o pensamento crítico, a autoria, a autonomia.

Acreditando na interferência desses fatores na vida da criança, podemos dizer que o ser humano aprende não só com base no concreto, mas também fundado na sua vivência.O projeto "Faça uma careta para as drogas", busca além do conhecimento específico, formar cidadãos para uma nova ordem mundial, para uma "sociedade do conhecimento", para uma "sociedade sem drogas", criando situações educativas e proporcionando oportunidades para interações mais significativas.

Precisamos sensibilizar nossas crianças com os problemas sociais e levá-las a buscar soluções, uma vez que prezamos pela melhoria.A palavra droga, como outras na língua portuguesa, não possui uma definição restrita, podendo, dentre outros conceitos, significar medicamento, ou então transmitir uma sensação desagradável ou uma qualidade ruim, como em "- Ah, mas que droga...".

Tipos de drogas:


Droga Psicotrópica é aquela que age no cérebro, modificando o seu funcionamento e trazendo como conseqüências alterações do comportamento e do psiquismo.

Esta definição é dada pela Oficina Pan-Americana de Saúde, OPAS, e é uma das mais difundidas na literatura sobre o assunto.

Quando essa droga possui origem em elementos da natureza, como plantas, é chamada de natural, como a maconha; quando é produzida em laboratório, é chamada de sintética, como o LSD.

Dentro do contexto legal, a droga pode ser lícita, quando seu consumo é permitido pela lei, como bebidas alcoólicas, tabaco, tranqüilizantes; e ilícita, quando seu consumo é proibido pela lei, como cocaína, maconha, crack.

As drogas psicotrópicas agem diretamente no
sistema nervoso central, alterando o funcionamento do cérebro, e podem atuar de três maneiras: deprimindo, estimulando e perturbando.



O trabalho deve ser interdisciplinar, muito bem integrado entre professores.

* Painel: Caretas para as drogas: O professor deve entregar aos alunos uma folha de papel chamex onde as mesmas irão desenhar uma "careta" para as drogas. Esse painel deverá ficar exposto para toda a escola.

* Slogans e frases: Utilizando-se da linguagem oral, os alunos deverão criar slogans e frases sobre o combate às drogas.

* Confecção do livro: A professora juntamente com os alunos criarão um livrinho com informações sobre as drogas.

* Dia de Parada e Reflexão: Os alunos, com a ajuda da professora, deverão confeccionar planfletos com temas de alerta sobre as drogas. Os mesmos deverão ir para as ruas para fazerem a entrega dos planfletos. Nessa parada os alunos deverão usar cartazes, balões, faixas relacionadas ao tema em questão.

O trabalho a ser realizado deverá ser ter uma grande seriedade na sua execução.

É importante saber que uma orientação mal dada pode causar danos irreparáveis, e isso pode acarretar problemas sérios, e nosso objetivo é levar a informação correta, séria, e acima de tudo, esclarecedora
.














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