INTRODUÇÃO:
Tendo em vista a abstração das aulas teóricas e a necessidade
de trasladar o conteúdo absorvido durante as aulas para a prática, este
trabalho contribui na busca de um melhor aproveitamentodas aulas a fim de
formar um paralelo entre as aulas teóricas e práticas, visando à construção de
um conhecimento científico completo e sólido pelo aluno.
JUSTIFICATIVA:
Diante da dificuldade encontrada pelos alunos de visualizar a
teoria na prática no que tange aos aspectos da vida animal e vegetal, percebi a
necessidade de promover atividades que possibilitem à eles uma maior
proximidade com a parte cotidiana da ciência. Por este motivo resolvi propor à
direção da escola a construção de um terrário para que seja feita a observação
de alguns desses aspectos como o ciclo da água, fotossíntese e respiração
vegetal e animal.
OBJETIVO GERAL:
O objetivo deste projeto é observar o comportamento dos animais, a ocorrência do ciclo da água no terrário, na natureza e sua importância para a manutenção da vida. Portanto os alunos deverão anotar suas observações e indagações durante o período de observação para, posteriormente escrever suas próprias conclusões, incentivando assim a autonomia na escrita e leitura.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Observar como os animais e vegetais respiram e se alimentam;
Perceber a importância da água, ar e luz solar para a vida
vegetal e animal;
Observar a ocorrência do ciclo da água no terrário;
Conhecero modo de vida de alguns animais e vegetais;
Constatar que a cadeia alimentar ocorre também num pequeno
ecossistema;
Observar o processo de fotossíntese.
DESENVOLVIMENTO:
Pode-se cultivar em um terrário muitas espécies de plantas,
como samambaias, avencas, violetas e líquens, além de muitas outras. Quando
montamos um terrário o objetivo é imitar a atmosfera quente e úmida das
florestas, para que as plantas próprias destes locais encontrem condições
ambientais propíciasao seu desenvolvimento e se tornem auto suficientes, uma
vez que a água e os nutrientes são constantemente reciclados. A água através da
transpiração das folhas, se condensa sobre a película de plástico que é
colocada para lacrar o terrário, escorre de volta para a terra sendo novamente
absorvida pelas plantas. O terrário precisareceber boa iluminação, mas não deve
ficar diretamente exposto ao Sol, pois as plantas podem murchar e acabar
morrendo. Também vamos observar no terrário o comportamento de alguns aninais, tais
como: tatuzinho- bola, minhocas, joaninhas, formigas, lagartixas. Animais estes
os quais os alunos irão trazer à escola.
MATERIAIS E MÉTODOS:
Terrário40cm x 40cm x 40cm.
Terra vegetal.
Cascalho .
Areia comum .
Mudas de plantas com folhas pequenas (proporcional ao
recipiente usado).
A quantidade de pedra, areia e terra a serem colocadas
devem ser proporcionais ao tamanho do frasco e também considerar a altura da
planta a ser cultivada. Os passos para a montagem são os seguintes:
1) Colocar as pedras ou cascalhos
2) Colocar a areia comum por cima das pedras ou cascalho.
3) Colocar a terra
4) Com o auxíliode uma vareta, fazer um furo no meio da terra
procurando aprofundar até o fundo do pote. Retirar com cuidado para que não
caia a terra no furo realizado.
5) Introduzir a planta no furo produzido.
6) Apalpar para que a terra entre em contato com o caule da
planta.
7) Aplicar água moderadamente, sendo o suficiente somente
para cobrir o nível dos cascalhos presentes no fundo do recipiente.
8) Tapar o frasco. Ele deverá ser bem fechado ou vedado para
que não tenha evaporação de água.
9) Após 2 dias, fazer a verificação com os alunos onde já
será possível verificar a evaporação da água nas paredes do frasco.
10) Após 15 dias, fazer a verificação com os alunos.
Projeto realizado pela professora de Ciências Ana Flávia
Nenhum comentário:
Postar um comentário