quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Ciências




INTRODUÇÃO:

Tendo em vista a abstração das aulas teóricas e a necessidade de trasladar o conteúdo absorvido durante as aulas para a prática, este trabalho contribui na busca de um melhor aproveitamentodas aulas a fim de formar um paralelo entre as aulas teóricas e práticas, visando à construção de um conhecimento científico completo e sólido pelo aluno.

JUSTIFICATIVA:

Diante da dificuldade encontrada pelos alunos de visualizar a teoria na prática no que tange aos aspectos da vida animal e vegetal, percebi a necessidade de promover atividades que possibilitem à eles uma maior proximidade com a parte cotidiana da ciência. Por este motivo resolvi propor à direção da escola a construção de um terrário para que seja feita a observação de alguns desses aspectos como o ciclo da água, fotossíntese e respiração vegetal e animal.

OBJETIVO GERAL:


O objetivo deste projeto é observar o comportamento dos animais, a ocorrência do ciclo da água no terrário, na natureza e sua importância para a manutenção da vida. Portanto os alunos deverão anotar suas observações e indagações durante o período de observação para, posteriormente escrever suas próprias conclusões, incentivando assim a autonomia na escrita e leitura.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

Observar como os animais e vegetais respiram e se alimentam;
Perceber a importância da água, ar e luz solar para a vida vegetal e animal;
Observar a ocorrência do ciclo da água no terrário;
Conhecero modo de vida de alguns animais e vegetais;
Constatar que a cadeia alimentar ocorre também num pequeno ecossistema;
Observar o processo de fotossíntese.

DESENVOLVIMENTO:

Pode-se cultivar em um terrário muitas espécies de plantas, como samambaias, avencas, violetas e líquens, além de muitas outras. Quando montamos um terrário o objetivo é imitar a atmosfera  quente e úmida das florestas, para que as plantas próprias destes locais encontrem condições ambientais propíciasao seu desenvolvimento e se tornem auto suficientes, uma vez que a água e os nutrientes são constantemente reciclados. A água através da transpiração das folhas, se condensa sobre a película de plástico que é colocada para lacrar o terrário, escorre de volta para a terra sendo novamente absorvida pelas plantas. O terrário precisareceber boa iluminação, mas não deve ficar diretamente exposto ao Sol, pois as plantas podem murchar e acabar morrendo. Também vamos observar no terrário o comportamento de alguns aninais, tais como: tatuzinho- bola, minhocas, joaninhas, formigas, lagartixas. Animais estes os quais os alunos irão trazer à escola.


MATERIAIS E MÉTODOS:

Terrário40cm x 40cm x 40cm.
Terra vegetal.
Cascalho .
Areia comum .
Mudas de plantas com folhas pequenas (proporcional ao recipiente usado).
 A quantidade de pedra, areia e terra a serem colocadas devem ser proporcionais ao tamanho do frasco e também considerar a altura da planta a ser cultivada. Os passos para a montagem são os seguintes:
1) Colocar as pedras ou cascalhos
2) Colocar a areia comum por cima das pedras ou cascalho.
3) Colocar a terra
4) Com o auxíliode uma vareta, fazer um furo no meio da terra procurando aprofundar até o fundo do pote. Retirar com cuidado para que não caia a terra no furo realizado.
5) Introduzir a planta no furo produzido.
6) Apalpar para que a terra entre em contato com o caule da planta.
7) Aplicar água moderadamente, sendo o suficiente somente para cobrir o nível dos cascalhos presentes no fundo do recipiente.
8) Tapar o frasco. Ele deverá ser bem fechado ou vedado para que não tenha evaporação de água.
9) Após 2 dias, fazer a verificação com os alunos onde já será possível verificar a evaporação da água nas paredes do frasco.
10) Após 15 dias, fazer a verificação com os alunos.
















































Projeto realizado pela professora de Ciências Ana Flávia

Nenhum comentário:

Postar um comentário