sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Projeto Leitura e Escrita 2ºano





Iniciamos o projeto com a MÚSICA DA GALINHA PINTADINHA, lemos, cantamos, desenhamos, assistimos o DVD galinha pintadinha, escrevemos a música em cartazes e dividimos em frases, formamos em dois grupos e cada grupo formou a sua música no chão, as crianças adoraram a atividade.
Com essa atividade trabalhou-se a seqüência das frases na música, desenvolvendo assim o gosto pela leitura, pode-se observar que aqueles alunos que não sabiam ler se esforçavam para saber a seqüência e todos aprenderam a cantar.

A galinha pintadinha


A galinha pintadinha
E o galo carijó
A galinha veste saia
E o galo paletó
A galinha ficou doente
E o galo nem ligou
Os pintinhos foram correndo
Pra chamar o seu doutor
O doutor era o peru
A enfermeira era o urubu
E a agulha da injeção
Era a pena do pavão
Uiiiii !!!

Pintamos uma galinha e enfeitamos colando lantejoulas, lãs, botões, usamos gliter, etc. Colamos as galinhas no painel.
Fizemos uma produção textual, onde cada criança usou a sua imaginação e criou o seu texto.Se a criança produz algo escrito com prazer e satisfação, com certeza sua produção terá um rendimento muito maior e eficaz.











Dia do índio
O dia do índio para a turma foi muito especial, além de falarmos sobre a cultura, costumes, suas moradias, pintamos um desenho de índio e nos pintamos, confeccionamos um cocar e fizemos a festa. A criançada adorou!



Gif de Índio








Dia do Livro

No dia do livro trouxemos para a sala de aula o CESTO DA LEITURA, onde é formado por fichinhas de leitura confeccionadas por nós, há uma variedade de autores, textinhos, músicas e poesias fizeram à alegria dos alunos. Salientamos a importância dos autores e as variedades textuais. Da importância também de ser um ótimo leitor.



É primordial que o professor, ao sugerir um texto, fale a seus alunos sobre o autor, faça uma pequena biografia do mesmo , explique o porquê de lê-lo e, se necessário, contextualize a história. Também pode compará-la com a época e o cotidiano em que vivem. Dessa forma, não será surpresa, o aluno terá idéia do que encontrará na leitura; a fará mais consciente e assim, não apenas a emoção, mas também a razão emanará.



Os alunos acharam uma fichinha que lhes chamou atenção com o poema “JOANINHA”, então eles foram desafiados a ler, decorar e recitar na frente para todos. Trabalhamos a interpretação oral, o autor do texto, e desenhamos a história, trabalhamos também a família do nh, foram feito ditado com as palavras.
No dia 28-05 eles apresentaram o trabalho, decoramos o palco e as meninas se vestiram de joaninha, ficou uma gracinha, filmamos e batemos fotos. Foi um sucesso!


gif-joaninha-a&e


JOANINHA

Oi, Joaninha
Mas que gracinha
A sua capinha
De poazinho
É preto no branco
É branco no preto
E tem vermelhinho
E fundo marinho
No seu casaquinho.
Oi, joaninha
Que coisa mais linda
É ter ver ainda
Tal um botão
Na palma da mão.

O hábito da leitura poética, iniciado desde pequeno, no âmbito familiar, social e principalmente escolar, quando envolve as crianças no processo, desperta diversos interesses, emoções como tristeza, raiva, alegria, desejo, gosto, etc., o seu mundo torna-se mais alegre e transforma a fantasia em realidade, expressando sua visão de mundo. Além disso, leva às novas descobertas, invencionices, criatividade e novos conhecimentos, os quais se destacam em escritas.




jo13






jo14






Trabalhamos muito com a “ESCRITA”, onde construímos textos coletivos como: “A ÁRVORE DE MARCIO” e “O TRABALHO DE BRUNA” e muitos textos individuais.

A árvore de Marcio
tree1.gif (11941 bytes)
Marcio ganhou uma árvore.
Ele cortou uma folha.
A árvore está em um vaso vermelho. Ela é verde forte.
__ Acho que é um Carvalho. Papai Jorge falou.
A mamãe Margarete concordou.
Marcio ficou feliz e sorriu.



Este texto criado por nós e os alunos veio complementar os encontros consonantais, trabalhado no livro da Positivo. Através dele vimos todos os encontros consonantais. Lemos o texto, interpretamos, desenhamos, retiramos as palavras para o ditado. Trabalhamos também a pontuação, onde destacamos a importância de cada um deles.
Por estar alfabetizada, não significa que a criança produz textos melhores. O que acontece é que a criança alfabetizada produz e escreve seu próprio texto, já a não alfabetizada apenas produz oralmente. Desta forma, apesar de não dominarem completamente a escrita, é possível trabalhar com produção de textos na alfabetização.

Os alunos montaram um “ACRÓSTICO” com seus nomes, se divertiram e acharam significados que fossem parecidos com eles.
Colocamos em exposição para que todos pudessem visualizar.


Trabalhamos também na construção de “BILHETES” fizeram um bilhete na sala de aula para entregar aos colegas, nesses bilhetes podiam escrever o que quisessem. Fizeram um outro em casa para os pais, primos, irmãos etc. Na sala de aula
novamente fizeram um outro para os colegas e professores para colocar em exposição, ficaram 
maravilhosos.




Saímos da escola para fazermos um passeio, fomos até o Museu Municipal, com a intenção de conhecermos a história de nosso povo, seus instrumentos de trabalho, utensílios usados antigamente, vestimentas que usavam, objetos, cédulas e moedas , além de fotos e como eram os cômodos naquela época Os alunos fizeram bastante perguntas a dona Ivete que teve a paciência de explicar-lhes tudo. O passeio foi sensacional já que a maioria não conhecia o museu de nossa cidade



Confeccionamos alguns brinquedos, cada aluno confeccionou o seu. Fizemos um telefone sem fio e um bilboquê, brincamos, enrolamos os fios e nos divertimos, conversamos como alguns tempos atrás as crianças se divertiam com tão poucos brinquedos, sem nenhuma tecnologia e ainda assim brincavam e não havia violência. Relataram-nos as brincadeiras que seus pais brincavam quando pequenos.


Trabalhamos também em sala de aula com compra e venda de objetos, usando o sistema monetário brasileiro com cédulas de um, dois, cinco, dez, vinte e cinqüenta reais. Os alunos trouxeram para a escola vários objetos. Fizemos uma lojinha onde alguns vendiam e os outros compravam, Eles usavam o dinheiro como se fosse verdade, tinham que conferir o troco. Eles tinham que se comunicar como se fossem vendedores e compradores. A comunicação serviu para desinibi-los e para que aprendam desde pequenos a importância de economizar e poupar.








Com a música AQUARELA, cantamos, estudamos, interpretamos, assistimos um DVD com Toquinho no Mundo da criança. Ficamos quase 2 meses ensaiando e decorando a música. 
Fizemos uma grande apresentação para todos os colegas da escola. Foram confeccionados cartazes representando as estrofes da música e colocamos em um painel para que todos pudessem ver. Na apresentação cada aluno segurou uma plaqueta com os desenhos das estrofes também. Os alunos adoraram o trabalho e a apresentação.



Para finalizarmos o projeto estudamos o texto Baile das Frutas. Lemos, interpretamos, estudamos as famílias na-en-in-on-un e m antes de p e b .
Conversamos sobre a importância das frutas em nossa alimentação, sobre suas vitaminas, sobre a preferência de fruta de cada um.
Fomos para o refeitório para fazermos salada de fruta, conversamos sobre a higiene que devemos ter na hora de prepararmos os alimentos. Colocamos toquinhas, lavamos as mãos para observar a preparação da salada de frutas.
Todas as frutas foram descascadas, picadas e misturadas em um delicioso suco de laranja. A salada foi distribuída para todos os alunos, que saborearam a vontade, podendo repetir quem quisesse.
Huuuuuuuuum! Que delícia!!!!!!!!
No dia seguinte brincamos com o Bingo das frutas.


Gifs de frutas







Gifs de frutas: platano






Gifs animados de frutas: fresas



Esse projeto foi desenvolvido pelas professoras do 2º ano Marizete e Simone.
Parabéns!!!










































Nenhum comentário:

Postar um comentário