TEMA:
LIBRAS na escola.
JUSTIFICATIVA
Libras
derivada tanto de uma língua de sinais autóctone quanto da língua gestual francesa;
por isso, é semelhante a outras línguas de sinais da Europa e da América.
A libras não é a simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte,
como o comprova o fato de que em Portugal usa-se uma língua de sinais
diferente, a língua gestual portuguesa (LGP).
Assim como as diversas línguas naturais e
humanas existentes, ela é composta por níveis linguísticos como: fonologia,
morfologia,
sintaxe
e semântica.
Da mesma forma que nas línguas orais-auditivas existem palavras,
nas línguas de sinais também existem itens lexicais,
que recebem o nome de sinais. A diferença é sua modalidade de articulação, a saber
visual-espacial, ou cinésico-visual, para outros. Assim sendo, para se
comunicar em Libras, não basta apenas conhecer sinais. É necessário conhecer a
sua gramática
para combinar as frases, estabelecendo comunicação.
OBJETIVO GERAL
Mostras
desde já para as crianças, que existem vários os tipos de comunicação, uma
delas e a linguagem mímica, ou seja, a
LIBRAS ( língua Brasileira de Sinais)
OBJETIVO ESPECÍFICO
Oportunizar
o contato direto com uma linguagem diferente da tradicional vivida pela maioria
das crianças.
Mostrar
para as crianças o diferente, pensando em um futuro próximo, onde haja menos
preconceitos em relação ao diferente.
DESENVOLVIMENTO
Através de músicas tradicionais do contexto infantil, as crianças do pré III serão apresentadas à uma linguagem diferente da comum, na qual é vivida pela maioria.
Elas irão conhecer a linguagem Brasileira de Sinais LIBRAS, assim poderão em um
futuro próximo conviver com mais facilidade com pessoas ouvintes e não
ouvintes, dando menos margem para um preconceito predominante nos dias de hoje.
Os
alunos farão configurações de mãos para a música borboletinha, aprenderão alguns sinais referentes ao cotidiano, tais como, pai, mãe, bonito, feliz,
muito, aprenderão também a “bater” palmas para um não ouvinte.
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