quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Projeto Libras com o pré-escolar II

002.gif
TEMA:
LIBRAS na escola.

JUSTIFICATIVA

Libras derivada tanto de uma língua de sinais autóctone quanto da língua gestual francesa; por isso, é semelhante a outras línguas de sinais da Europa e da América. A libras não é a simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte, como o comprova o fato de que em Portugal usa-se uma língua de sinais diferente, a língua gestual portuguesa (LGP).
 Assim como as diversas línguas naturais e humanas existentes, ela é composta por níveis linguísticos como: fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Da mesma forma que nas línguas orais-auditivas existem palavras, nas línguas de sinais também existem itens lexicais, que recebem o nome de sinais. A diferença é sua modalidade de articulação, a saber visual-espacial, ou cinésico-visual, para outros. Assim sendo, para se comunicar em Libras, não basta apenas conhecer sinais. É necessário conhecer a sua gramática para combinar as frases, estabelecendo comunicação.

OBJETIVO GERAL

Mostras desde já para as crianças, que existem vários os tipos de comunicação, uma delas e a linguagem mímica, ou seja,  a LIBRAS ( língua Brasileira de Sinais)

OBJETIVO ESPECÍFICO

Oportunizar o contato direto com uma linguagem diferente da tradicional vivida pela maioria das crianças.
Mostrar para as crianças o diferente, pensando em um futuro próximo, onde haja menos preconceitos em relação ao diferente.


DESENVOLVIMENTO
Através de músicas tradicionais do contexto infantil, as crianças do pré III serão apresentadas à uma linguagem diferente da comum, na qual é vivida pela maioria. Elas irão conhecer a linguagem Brasileira de Sinais LIBRAS, assim poderão em um futuro próximo  conviver com mais facilidade com pessoas ouvintes e não ouvintes, dando menos margem para um preconceito predominante nos dias de hoje.
Os alunos farão configurações de mãos para a música borboletinha, aprenderão alguns sinais referentes ao cotidiano, tais como, pai, mãe, bonito, feliz, muito, aprenderão também a “bater” palmas para um não ouvinte.







031.gif



Projeto desenvolvido pela professora de Educação Física Débora com a turma do pré-escolar II.006.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário